segunda-feira, 12 de julho de 2010

Enem 2010, candidatos têm até dia 20 para pagamento de taxa.

Após a prorrogação do prazo de inscrição ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 para o dia 16 de julho, os inscritos pagantes terão até o dia 20 para gerar o boleto na página http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e efetuar o pagamento na rede bancária.

A taxa de inscrição ao Enem é de R$ 35 e estão isentos de pagamento os estudantes do último ano do ensino médio em escola pública. Para esses alunos, o sistema não oferece a opção de gerar boleto.

Prorrogação
O MEC (Ministério da Educação) prorrogou as inscrições ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 até as 23h59 do dia 16 de julho. Antes, a previsão era de que o período de inscrição terminasse neste sexta-feira (9).

O pedido de prorrogação foi feito pelos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governantes pediram mais prazos por causa das fortes chuvas na região.

“Como não vai haver prejuízo ao calendário, o [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] Inep resolveu adiar por uma semana”, explicou Haddad, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. O ministro disse ainda que o MEC está trabalhando para recuperar as escolas a tempo de salvar o ano letivo. Para isso, serão usados métodos alternativos de construção, que possibilitem erguer um colégio em 60 dias.



Vestibular
Desde sua última edição, o Enem tem sido usado como prova de seleção por algumas universidades federais para o ingresso de estudantes. Neste ano, pelo menos 52 das 58 universidades federais vão adotar a nota do Enem em seus vestibulares com ingresso em 2011. Segundo um levantamento feito pelo UOL Vestibular, apenas seis instituições ainda não decidiram se irão utilizar o Enem.

•Enem 2010: 52 das 58 universidades federais vão adotar nota do exame no vestibular 2011; veja mapa


Isenção
Participante que tenha concluído o ensino médio em escola pública antes de 2010 não é automaticamente isento, mas pode solicitar a isenção caso seja membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica. Da mesma forma, estudantes de escolas particulares e pessoas com mais de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio e estejam buscando certificação também têm essa opção.

A caracterização de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica é feita pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Ele define como família de baixa renda aquela com renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Pessoas nessas condições deverão dispor dos documentos comprobatórios da situação de carência declarada, pois o Inep poderá solicitar essa comprovação. Caso as informações prestadas na declaração de carência não sejam fidedignas, o declarante poderá responder por crime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do exame.

Em caso de não aprovação, o candidato deve gerar boleto e efetuar pagamento dentro do prazo. Caso tenha declarado carência por equívoco, o inscrito pode entrar no sistema de acompanhamento da inscrição (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/), corrigir a informação e, em seguida, gerar o boleto.

O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, mesmo com mudança de data de realização do exame ou em razão de pagamento efetuado em duplicidade.

* Com informações do Inep
Fonte: http://educacao.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO AQUI, PARTICIPE!