segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eduardo Campos e João Lyra entregam UPA 24H a população de Caruaru e região

11/09/2010
Caruaru ganha sua UPA na próxima sexta

A unidade vai funcionar de maneira integrada com o Hospital Regional do Agreste e deve absolver a maior parte da demanda que vai para o HRA, acabando com as filas e reclamações

Wagner Gil

Na próxima sexta-feira (17) o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, inaugura a primeira Unidade de Pronto Atendimento em Caruaru, que recebeu o nome de Doutor Horácio Florêncio, em homenagem a um dos grandes médicos que contribuíram para a saúde da população. As informações foram repassadas pelo vice-governador João Lyra Neto, que implantou o novo sistema de saúde que está sendo empregado em Pernambuco. As UPAs contam com equipamentos de primeira linha e médicos 24 horas. "Com elas, teremos condições de resolver cerca de 90% dos casos que hoje chegam aos grandes hospitais", afirmou o vice-governador.

A UPA Caruaru vai funcionar às margens da BR-232, nas proximidades do HRA, 24 horas para atendimentos de média e alta complexidade e disponibilizará à população sete consultórios médicos, 18 leitos de enfermaria (sendo quatro para doentes graves estabilizados), sala de raio-x e nebulização. A exemplo do HRA, a UPA terá como característica atender a demanda não só do município, mas também da região Agreste - cerca de 30 cidades ligadas à Gerência Regional de Saúde.

Os investimentos na construção e compras de equipamentos giram em torno de R$ 6 milhões. Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde tem repassado uma média de R$ 10,3 milhões/ano às Organizações Sociais (OS) para administrar o atendimento em cada unidade. As OSs utilizam esses recursos para gerir toda a estrutura física, humana e os equipamentos. A de Caruaru será administrada pela Fundação Imip.

O modelo de funcionamento da UPA Caruaru será o mesmo das instaladas na Região Metropolitana, onde 12 unidades foram inauguradas para dar suporte aos hospitais metropolitanos. Funcionando 24 horas por dia, cada Unidade de Pronto Atendimento conta com uma média de 230 funcionários. Desse total, 49 são médicos nas especialidades de ortopedia, clínica médica e pediatria. "Em média, cada unidade atende 500 pacientes por plantão. Até o momento, foram inauguradas 12 UPAs, entre elas as de Paulista, Olinda, Igarassu, Imbiribeira, Caxangá e São Lourenço da Mata.

"A UPA será um grande reforço na assistência à população de toda a cidade de Caruaru, auxiliando as policlínicas e ajudando a desafogar o Hospital Regional do Agreste, hoje muito sobrecarregado com atendimentos que deveriam ser feitos em pronto-atendimento", afirmou o secretário estadual de Saúde, Frederico Amâncio. "Isso é fruto de um grande trabalho de planejamento", acrescentou. Esse pesado investimento, iniciado em 2007, contou com a coordenação do vice-governador João Lyra Neto (PDT), que esteve à frente da SES até março de 2010, quando se desligou da pasta devido à legislação eleitoral.

A meta da SES é entregar 14 UPAs até o final do ano e, para que fosse elaborado todo esse trabalho, o então secretário de Saúde, João Lyra Neto, fez várias viagens ao Sul e Sudeste para conhecer os modelos de gestões de algumas cidades, optando pela administração por meio das organizações. Para iniciar a construção das UPAS e dos hospitais, Lyra viajou várias vezes para Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Ceará. O modelo de Pernambuco, inclusive, está sendo sugerido por Lula para os demais Estados, onde o Governo Federal pretende ajudar na construção de mais de 400 UPAs

Fonte: http://www.jornalvanguarda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO AQUI, PARTICIPE!