segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Gente da Gente - Azulão

O pequeno Grande - Azulão
Caruaru, cidade pequena do interior de Pernambuco que ao longo dos anos tem revelado seus artistas. Pessoas cheias de talentos, criatividade, que ultrapassam as fronteiras da nossa região e têm adquirido fama pelo Brasil e até mesmo noutros países. Gostaríamos de destacar, nesse relato, a vida de um artista bem conhecido: Francisco Bezerra de Lima, popularmente chamado de Azulão, nascido em junho de 1942, no Brejo da Taquara, Caruaru. Sua carreira artística iniciou-se aos 10 anos de idade, participando de programas de calouros na rádio Difusora de Caruaru, como também em festas populares espalhadas pelos bairros e em pastoris tradicionais. Além de cantor, também é compositor, com mais de 60 músicas gravadas por cantores famosos como Genival Lacerda, Marinalva, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e muitos outros. Começou na gravadora Rosemblitz, seguindo-se da Esquema, Equipe, Madrigaz no Rio e Copacabana em São Paulo. Realizou shows em Roraima, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Aracajú, Natal, Governador Valadares, Picos, Campina grande e todas as cidades de interior nordestino. Há quem diga “Um São João sem Azulão, não é São João”. Entre suas músicas mais conhecidas estão: Dona Tereza e Afogando a minha dor. Para Caruaru, Azulão gravou de José Pereira, Caruaru do passado. De Juarez Santiago, gravou Caruaru do Meu Tempo, ambas estouraram passando para a história. Hoje ele conta com 1 compacto, 14 LPs e 2 CDs. Seu sucesso no último CD foi A RUA PRETA. Os caruaruenses se sentem honrados com o sucesso de seus artistas e por fazerem parte de suas histórias.
Texto produzido por Maria José - Aluna do 3º N.M. B na Escola Estadual de Caruaru , Agosto de 2006 - (Fonte: Caruaru.flog.br)

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de apresentar para o mundo os grandes valores da cultura de nossa terra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. POIS É AMIGO PENA QUE NÃO DAMOS O VALOR DEVIDO AO NOSSO ARTISTAS1 ELE MERECEM MUITO MAIS QUE ISSO! MERECEM RESPEITO, CONSIDERAÇÃO E TUDO QUE UM GRANDE ARTISTA TEM DIREITO!

    ResponderExcluir

DEIXE SUA OPINIÃO AQUI, PARTICIPE!