segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Gente da Gente: Banda De Pífanos De Caruaru



Está semana não vamos falar especificamente de um pessoa, mas sim desse grupo maravilhoso que é nossa Banda de Pífanos de Caruaru, que leva nome de nossa cidade para tantos lugares do mundo. Veja um pouco de sua história.


Criada pelo trabalhador rural e zabumbeiro Manoel Biano,em 1924.Nos primeiros tempos, a banda tocava em novenas, enterros de anjos(crianças) e comemorações religiosas, enfrentando longas caminhadas religiosas para se apresentar em cidadezinhas distantes. Até que em 1939 a família Biano chegou em Caruaru, no interior pernambucano, onde decidiu se estabelecer. Com a morte de Manoel em 1955, a zabumba foi assumida por João, o primeiro neto do fundador a integrar o grupo, então batizado oficialmente de Banda de Pífanos de Caruaru. A cidade pernambucana acolheu a família Biano durante quatro décadas.
O grupo já tinha tradição nesse gênero.''Nós tocavamos muitas vezes com o Luiz Gonzaga, com Jackson do Pandeiro, Anastácia, Marinês, Trio Nordestino, entre outros.
No dia 7 de Julho de 2005, aconteceu a segunda edição do Prêmio TIM de Música. A premiação, que ocorreu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, incentiva a música brasileira. Na categoria regional, a Banda de Pífanos de Caruaru (artista da gravadora TRAMA) levou o prêmio de Melhor Grupo.
João Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru, disse que não esperava o prêmio, mas que foi muito especial. "Foi totalmente diferente do acostumado”. A gente recebia muitos elogios, “mas esse foi um prêmio", disse Biano. "Foi muito contagiante, uma alegria muito forte pegar o prêmio lá em cima do palco", completou.
(Fonte: Caruaru.flog.br)

2 comentários:

  1. Muito legal cara...
    Parabéns por apresentar mais uma vez a história de nossa cultura musical.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Esse Grupo tem sido um dos muitos orgulhos artísticos de nossa terrinha! Washington Luiz

    ResponderExcluir

DEIXE SUA OPINIÃO AQUI, PARTICIPE!